Orientador: Vinicius Pimentel Ferreira
É comum ver que hoje em dia muitos alunos indagam aos professores para que serve a matemática, e como a mesma pode ser usada no seu dia-a-dia, mas poucos conhecem de fato a história da matemática e separam as ciências em exatas e humanas, sem ter a ciência de que as duas são “irmãs” que sempre andaram juntas, em um vídeo da Disney “Donald no País da Matemágica” é mostrado um pouco de como a Filosofia ajudou na criação da Matemática e como o conceito de Kosmos pode ser obtido com uma explicação matemática.
Uma forma que os Gregos usaram para entender o mundo foi a Matemática e foi Pitágoras quem começou a caminhada para descobrir quais mistérios os números escondiam e com cálculos matemáticos ele fez uma descoberta que mudou todo o pensamento antigo e que fez afirmar a ideia de Kosmos.
O vídeo começa com Donald entrando por uma porta, onde apenas enxerga sua sombra assim que entra, num local escuro onde tudo é confuso, nada lhe parece fazer sentido, assim como um jovem ainda não iniciado que se joga em meio ao desconhecido em busca de da aventura de desvelar o mundo, ele continua a explorar tentando entender o que há em sua volta, nota-se que logo no início ele passa por baixo de um número 8 ¬- De lado é a Lemniscata, o símbolo do infinito, que já é apresentado logo no inicio do vídeo - Logo depois, é apresentado a um Espírito - "O Verdadeiro Espirito da aventura" - que o revela que está no "País da Matemágica" e o envia através de uma viagem no tempo, para iniciá-lo.
Quando chegam na Grécia antiga, eles visualizam uma pedra onde há um desenho de um homem, supostamente o próprio Pitágoras, apontando para um Pentagrama com um pergaminho na mão, indicando que há algo além do que se pode imaginar, o Símbolo está um pouco mais alto que ele, o que dá a entender que é algo além do conhecimento humano.
O Espírito revela que Pitágoras fazia parte de uma Fraternidade de intelectuais (Escolas Filosóficas) que Eram conhecidos como Pitagóricos, e usavam o Pentagrama como forma de identificação para ter acesso a Ordem, apenas depois de todo o processo em que Donald teve que passar, e conhecer a Ordem e seu fundador, e só depois de acrescentar algo à Ordem que ele foi Iniciado, recebendo assim do próprio Pitágoras, um pentagrama na mão - e o Personagem diz: Agora eu sou um ser intelectual elevado ao PI. - Mostrando o símbolo que recebeu na palma da mão.
O pentagrama é classificado como um símbolo de propriedades mágicas, pois os gregos descobriram que nele havia uma infinidade geométrica chamada Regra de ouro - Razão de dois para 1 – As linhas dos pentagramas reorganizadas formam o Retângulo de Ouro, pois ele pode se reproduzir Infinitas vezes em várias formas geométricas que se encaixam em várias formas da própria Natureza.
O Retângulo de ouro, O Pentagrama e O Espiral do Retângulo de ouro estão presentes em todos os monumentos e obras de arte da Grécia, e presente também em várias obras renascentistas além de ser encontrados na própria natureza. É a Representação máxima do Belo, O Arquétipo do Belo, além dessas formas estarem presente em quase toda a Natureza começou a se pensar no Kosmos a partir daí, pois foi observado que tudo é explicado segundo os números e as fórmulas matemáticas, e que o mundo pode ser explicado em uma fórmula matemática, o que fez os gregos acreditarem que toda a natureza e universo são organizados (Kosmos).
A sociedade ideal para o pensamento grego era uma sociedade regida pelo Kosmos, mas para isso, cada cidadão deveria agir conforme seus talentos, pois como o universo é organizado os indivíduos e sociedade também são os mesmos são trançados a um destino já estabelecido desde seu nascimento. Como por exemplo: José nasceu para ser padeiro, ele jamais poderia exercer a função de advogado, pois o universo organizado mostra que ele é melhor sendo padeiro que advogado, e se José por algum motivo se forma em direito e mesmo sem ter nascido pra isso ele exerce a função de advogado, ele está sendo injusto contra a natureza, pois está indo de contra a ordem natural do universo. Assim a sociedade perfeita seria uma sociedade onde cada um aperfeiçoasse seus talentos para assim poder exercer com perfeição a profissão.
Além disso, o vídeo mostra de como é importante manter a mente “limpa” longe de assuntos como superstições, ideias antiquadas, conclusões falsas, pois tais pensamentos são de grande empecilho na hora de trabalhar com a mente. Mesmo sendo difícil identificar e se livrar disso tudo, há técnicas de meditações específicas para fazer essa varredura na mente, é um passo importante para entender as coisas de forma objetiva, pois “a mente é o berço de todas as criações humanas” e sem uma cabeça livre fica difícil chegar a boas criações, é mostrado que a mente é melhor ferramenta humana, pois só ela é capaz de “conceber o infinito” pensar o infinito, e dentro dessa ampla sala de trabalho que é a mente nosso pensamento é capaz de construir qualquer coisa, então seria de vital importância manter a sala arrumada para que sujeiras não ocupem espaço de uma ideia nova, e só assim poder evoluir intelectualmente.
"A Matemática é o alfabeto como o qual Deus escreveu o Universo" Galileu Galilei
0 comentários:
Postar um comentário