quinta-feira, 24 de outubro de 2024

Ensaio sobre a Sociedade

 

O ser humano necessita de uma capacidade de organização de mundo para poder entender e ter um olhar para o mesmo de uma forma que ele o compreenda, pois sem essa noção de cosmos, de um todo organizado, o mesmo ficaria perdido sem saber como se portar, como agir e onde se encaixar.

Essa capacidade de enxergar o mundo em um todo organizado se dá através da comunicação que pode ser dividida em 3 noções básicas de realidade, A Teologia, a Matemática e a Natural. A Teologia responsável pela descrição das coisas invisíveis e Divinas, ou aquilo que é possível se entender como divino.

A Matemática responsável pelos códigos que são noções exatas capaz de descrever a linha de código da qual a realidade foi programada.

A Natural que é responsável por descrever tudo aquilo que entendemos por natureza e como ela se comporta e se organiza.

Visto a cultura ser um fator atenuante para a conservação da organização de um povo, suas tradições e aquilo que os tornam únicos, é ela que faz com que a realidade a qual o cidadão está inserido se apresente e a partir dessa apresentação ele possa extrair sua noção daquilo que é certo e errado, ou seja a sua noção de bem e mal, para assim definir pra si aquilo que é justo e daí tirar sua linha de conduta, ou seja, moldar sua moral e seu caráter. Porém dentro desse macrocosmo que é a cidade, existem os microcosmos que são os grupos - tribos urbanas - que dentro desse todo, também são responsáveis por uma cultura dentro de uma cultura, pequenas sociedades que subsistem dentro das cidades, o que faz necessário uma certa capacidade de pequenas - as vezes grandes - habilidades diplomáticas de indivíduos chave para que o cosmos continue organizado e funcionando, mesmo com suas particularidades e individualidades, contradições e semelhanças de um grupo ou indivíduo para outro.

O que antes era chamado de tribos urbanas, hoje foi modificando por conta do avanço tecnológico e passou a ser identificado como bolha social, mas o problema disso é que a diplomacia que era feita através de pontes de uma tribo para outra passou a ser feita de forma automatizada gerando uma falha de comunicação e distanciamento de indivíduos que são muito diferentes uns dos outros, o que torna mais importantes ainda a presença e a atividade desses indivíduos chave que possuem a incrível habilidade de viajar de grupo em grupo, tornando a diplomacia novamente orgânica.

0 comentários:

Postar um comentário