A Matemática e o Kosmos
Afro Samurai é um anime que conta a história de 7 Samurais, os melhores samurais do mundo, cada um usa uma bandana de identificação correspondente a sua colocação entre os melhores, de Um ao Sete. Houve um dia que Samurai número Um era o pai de Afro (protagonista da série), quando perdeu o posto para um pistoleiro que tomou a bandana do pai dele e de todos os outros Sete Samurais, deixando apenas a bandana de número Dois para o Afro que perdeu logo após ter herdado, o que o deixou o trabalho quase impossível e hercúleo de ter de recuperá-la para poder vingar a morte do seu pai.
Em dado momento, quando mais velho, mais preparado e muito mais forte do que quando criança, ele decidiu ir em busca do duelo para que tanto se preparou em toda sua longa jornada, mas o que mais chama a atenção no anime não é toda a trama, mas sim um personagem que não é identificável, um rapaz também Afro só que com cabelo branco, que não para de fazer piadas durante todo caminho que ele percorre. Ele é o verdadeiro enigma do anime, enquanto o Afro é um personagem carrancudo, sério, viril, focado em seu objetivo e que não mede esforços para alcançar seus objetivos, esta outra persona é completamente brincalhão, despreocupado e que vive fazendo piada e fazendo sátiras sobre tudo que acontece e que merece uma nota.
Chegando perto do fim do pequeno anime que tem 5 episódios, descobrimos que esta outra persona de cabelos brancos é nada mais do que um amigo imaginário, um fragmento de sua personalidade, que por não haver espaço em sua bagagem e carga emocional, ganhou vida, se materializando e tendo conversas contínuas com seu lado físico. A pressão e trauma que o Afro passou quando criança foi tão absurda que o fragmentou, e o momento em que essa divisão deixou de acontecer foi quando ele teve que enfrentar o seu rival, cara a cara.
É muito comum na sociedade machista da forma que foi organizada se pensar que os homens tem vantagens, porque o sistema Patriarcal foi organizado para que os homens tivessem vantagem sobre as mulheres, mas é um sistema que antes de ser Patriarcal é também um sistema Racista, e dito isso, há uma séria dicotomia que precisa ser atenuada pois ela é chave para o entendimento desta incrível obra.
Por o sistema ser Racista, há uma pressão em cima do homem negro porquê além dele ter que lidar com todos os conflitos internos e externos dele ser negro dentro de uma sociedade que é estruturada deste modo, há também um conflito sutil que quase não é notado por quem assiste de fora que é a sua masculinidade que é posta à prova pelos homens e mulheres brancas, e também a sua postura frente a sua comunidade negra. Muitas vezes o homem negro tem que mascarar seus sentimentos e mudar sua forma de agir conforme o ambiente que ele se encontra, além de ter que defender seu pensamentos e ideias dentro da comunidade negra com todas as suas complexidades, e que muitas vezes a mulher negra tende em alguns contextos a exigir dele determinadas posturas e comportamentos que fazem que o mesmo seja pressionado de todos os lados, e para onde vai o seu verdadeiro "Eu"?
Toda essa pressão, quando unida a toda a bagagem emocional carregada de seus primeiros anos de vida, que é quando se constrói boa parte das crenças individuais acabam por vezes Fragmentando o indivíduo, surgindo "Personalidades" diferentes, para cada situação, daí surge o "Afro-Negativo" a contraparte do Afro, que tende a minimizar os danos de sua existência em um ambiente hostil, que não permitiu que o lado doce e brincalhão aflorasse naturalmente.
Korra é uma Avatar, a primeira que teve que lidar com um problema que nenhum outro Avatar lidou. O surgimento de uma cidade República tornou o mundo de certo modo muito mais estável, por conta de um clã oculto chamado Lotus Branca, que era responsável por organizar a sociedade junto com os líderes de governo além de também ajudarem a encontrar e treinar o próximo Avatar.
A Cidade República foi uma nação que tinha como em seu fundamento todas as tribos unidas como um só povo, e como foi algo inédito, os problemas que ela enfrentou também foram inéditos, como inicialmente lidou com um líder revolucionário que tinha como objetivo retirar a dobra dos demais dobradores, e foi dessa maneira que ela aprendeu sobre Política e teve um entendimento melhor sobre a sociedade, entendendo que os poderes que os dobradores têm, vem com a responsabilidade de serem úteis para toda a comunidade, e que não é sábio abusar de tais poderes.
Em dado momento ela foi incentivada a ter um treinamento espiritual com um membro de sua família e o mesmo tentou usa-la para tentar instaurar uma Teocracia em sua cidade natal, porém o que ele conseguiu apenas foi abrir um portal com a ajuda dela e ligar o mundo espiritual com o mundo físico, fazendo com que ela desse um "Reset" em sua linhagem espiritual de Avatar, e com isso ela aprendeu sobre ser mais comedida em relação às pessoas em que ela confiava.
Após o incidente que fez com que o mundo espiritual ficasse mais disponível, ela teve que enfrentar o seu inimigo mais poderoso cujos objetivos em primeira instância pareciam nobres, se não fossem os métodos que o mesmo utilizou para tentar aplicar, que seria um mundo sem governantes tiranos, porém a radicalização das ideias do Zaheer fez com que ela tivesse um trauma que atrapalhou o seu desenvolvimento tanto físico, como espiritual e psicológico.
Por fim ela teve que enfrentar uma Tirana que chegou até o poder por conta dos ideais radicais de liberdade que o Zaheer tentou impor a toda a sociedade, mas através do medo, a Kuvira, uma ditadora que tinha por objetivo unificar todos os povos, mas seus métodos tiranos e com fins egóicos. Mas para enfrentar tal oponente, talvez a mais poderosa no quesito bélico, ela teve que voltar para aprender com o Zaheer, porque a dureza da Tirania só poderia ser estabilizada com a Leveza da liberdade.
Com isso ela conseguiu em sua grande jornada um entendimento muito elevado sobre o mundo, sobre as pessoas, sobre a sociedade, mas principalmente sobre ela própria.
Full Metal Alchemist começa com a história de dois irmãos que não tiveram um pai presente, e que desde muito novos tiveram acessos a livros filosóficos extremamente profundos que davam aos mesmos um conhecimento extraordinário sobre alquimia, que segundo o anime, seria a técnica de transformar alguns objetos em outros objetos, através do que eles chamam de troca equivalente. Em dado momento os dois tiveram que lidar com o fato do falecimento da mãe deles, devido a uma doença e decidem então, já que não tinham o pai presente, fazer um tipo de alquimia que era proibida pelos "Alquimistas do Estado" que nada mais era que um órgão regulador que administrava todas as pessoas que tinham esse talento (Talento esse que não era inato, e sim um conhecimento adquirido, passado de Mestre para aluno.), mas ao realizar essa técnica, os dois acabam tendo uma Epifania, e chegam a um estado de Gnose que os levam a uma transcendência espiritual, mas é quando isso acontece que eles lidam com o maior dilema que poderiam ter.
Por não ter uma supervisão de um Mestre, e também por não ter o conhecimento nescessário que tal técnica exige, os dois acabam atravessando um portal e conhecendo um ser que o entendimento Gnóstico se chama Demiurgo, e tal ser diz que para realizar este tipo específico de técnica, é nescessário pagar um preço, mas que preço é esse?
A obra realiza de várias metáforas para explicar como é custoso e penoso ter o entendimento aprofundado destes assuntos, por alguns chamados de Religião de Mistério, outros de Gnosticismo, alguns outros de Filosofia Oculta, e por alguns de Ocultismo. O Ocidente tem um entendimento muito pouco claro sobre como funciona a Alquimia e também sobre o que isso implica, quais são as consequências de começar a estudar o assunto e onde isso leva, mas o Oriente tem diversas maneiras de explicar como tal técnica funciona, visto que as visões de mundo entre ambas são muito diferentes.
Enquanto o Ocidente tem uma visão materialista e visa o lucro para se obter posse e concentra seus valores na concentração e acúmulos de bens materiais para se obter maior poder aquisitivo, o Oriente foca a sua visão em uma percepção de mundo mais naturalista, onde a energia do indivíduo e da natureza são uma só, visão essa que é compartilhada também em África, que também é Oriente em sua cosmologia.
Tais foram os conhecimentos que o protagonista acaba percebendo em toda sua jornada para recuperar o que foi retirado dele, mas o que ele percebe ao realizar tal entendimento é que a alquimia acaba sendo apenas um atalho para um maior desenvolvimento e aperfeiçoamento de si próprio, e que o erro deles não foi terem trilhado este caminho, mas sim ter feito tal coisa sem a presença de um Mestre.
Sword Art Online é um anime que trás um aspecto muito comum nos dias atuais que é uma presença constante em um mundo altamente conectado e tecnológico. O anime se passa em um ambiente onde as pessoas estão conectadas em um jogo de MMORPG e que não conseguem se desconectar por um período relativamente logo de tempo, em dado momento, alguns personagem passam a se perguntar o que é de fato a realidade, e se realmente seria vantajoso sair daquele ambiente.
Em um mundo onde por vezes, a realidade e o virtual se confundem, pensar em uma perspectiva ontológica se faz altamente nescessário à todos aqueles que tem a necessidade e curiosidade de entender o funcionamento da natureza e da sociedade. As inteligências artificiais que criam vídeos, textos, áudios a partir de dados que são usurpados sem a autorização dos donos dos dados estão fazendo algo semelhante com que o criador do Jogo do enredo do anime, que seria se apropriar de ideias que não são delas, para gerar capital para terceiros, além de fazer isso de forma desonesta, afeta toda a sociedade quando ela se apropria de narrativas que algumas vezes não ajudam num contexto social, por exemplo quando as mesmas são usadas para fins políticos.
Em dado momento o Kirito (Protagonista da história) passa a viver com uma companheira de jogo, e os dois criam laços muito fortes no ambiente virtual, mas o principal questionamento que este relacionamento levanta é: Tais laços são reais? Se não, porquê? Se sim, como essa dinâmica funcionaria quando se tornar algo empírico?
São perguntas que são bastante atuais nos dias de hoje quando se percebe que grande parte dos laços que são criados hoje se iniciam em um ambiente virtual para depois se tornar algo físico, não apenas nos aplicativos de relacionamento, mas também nas redes sociais comuns, e há casos também de casais que foram formado dentro de ambiente de jogos online, dito isso, quais os impactos emocionais que tais dinâmicas de relacionamento causam nas pessoas, e quais os riscos de se manter tais relacionamentos apenas no ambiente virtual?
Eis que surge num cordão encantado
A fresta entreaberta da emanação divina
O espírito se liberta e se faz independente
Desfaz das amarras e some na neblina
O oriundo choque do real e imaginário
Desilude toda a organização do cosmos
E aquilo que faz de um ser lendário
Ascende e inflama aos céus, inócuo
Inabalável, manifesto em tudo, esquiva
Seguindo o caminhar das estações
Consciente de ter o universo nas mãos
Já migrou para o futuro ao passar da esquina
Ser pensante, impulso eterno e onipotente
Faz nascer de si todas as coisas presentes
Tem em si toda a imaginação, contente
Baila e brinda a vida, ri de toda falsidade
Baile de máscaras de máscaras transparentes
Vê através de todas as coisas
Sente em si a vida pulsante
E bebe da eternidade, solta
E quando todos fizeram silêncio
Dançou num ritmo alegre
A desdenhar do mundo que o ignorou
O sabor de uma vida leve
As preocupações viraram poeira
A esperança uma mera lembrança
O futuro repousa numa nota
E no amor que bate na porta
Na Bahia há a maior população negra fora da África, mas segundo dados do IBGE, é o estado com maior incidência de casos de racismo no Brasil, isso se dá pelo fato de haver racismo também entre pessoas pretas é um preconceito que se estende para as religiões.
Quando as terras brasileiras foram exploradas e começaram a ser colonizadas pelos portuguêses, os jesuítas foram responsáveis por inserir na cultura indígena e africana a religião católica, esse processo de apagamento da cultura ancestral destes dois povos ainda hoje não terminou, fazendo com que as religiões de matriz africana e os costumes indígenas sejam mal compreendidos e por vezes hostilizados por pessoas que guardam em suas tradições, ensinamentos de que àquilo que não faz parte de seus costumes, deve ser tratado como inimigo, o que leva a alguns casos de violência contra terreiros e líderes espirituais.
O Preconceito não é algo que surge sem uma origem e como tal, não é algo que deixará de existir se não houver uma ação que ponha fim nele, para isso, se faz necessário uma discussão e entendimento maior de costumes e tradições que não fazem parte do senso comum, que no caso do Brasil, são as religiões cristãs, tanto católicas quanto protestantes.
Portanto é imprescindível que o Ministério da Cultura em parceria como o Ministério da Educação, continuem a desenvolver atividades pedagógicas dentro e fora das escolas públicas a fim de dar espaço para o entendimento destas religiões, como no caso do ENEM 2026 que houveram diversas questões que abordaram e também explicaram diversos traços culturais, tanto Afro, quanto Indígenas, pois as mesmas ainda são mal compreendidas.
A Educação inclusiva pressupõe a igualdade de oportunidades e a valorização das diferenças, sejam elas acadêmicas, emocionais ou comportamentais, o que significa que é necessário que não haja separação e/ou exclusão dos indivíduos PCD's nas atividades escolares cotidianas.
Tendo em vista a falta de profissionais qualificados nas escolas públicas, estudantes com dislexia, TDAH, Autismo e outras deficiências intelectuais ficam muito atrasados em relação aos demais alunos, por não ter um acompanhamento e assistência adequada dos professores, que por sua vez, enfrentam problemas como salas de aulas superlotadas e falta de equipamento.
Além do fator profissional há também a falta de vias de acesso adaptadas como rampas, tapetes táteis e corrimãos, fatores que dificultam ainda mais o acesso de tais estudantes, que depois de corrigidos, pode incentivar a entrada de mais estudantes PCD's, garantindo uma diversidade maior no ambiente escolar, que por sua vez, beneficia também os demais alunos, fazendo com que os mesmos aprendam a conviver, interagir e auxiliar as pessoas com deficiências que possam vir a conhecer em outros ambientes como o profissional, por exemplo.
Portanto a fim de dar um apoio aos PCD's ajudando na geração de empregos, o Ministério da Educação poderia em parecia com as Secretarias Municipais de Educação, promover cursos de qualificação para professores, especialmente na área linguística, para que possam estar desempenhando esta importante tarefa de acompanhar e auxiliar estudantes que necessitam, para que os mesmos não fiquem para trás, pois educação é um direito de todos.
No videoclipe "Primeiro de Abril" do MC Marechal, há uma desconexão proposital entre o que está sendo dito, com as imagens que passam em slide, essas que por sua vez, chamam a atenção do espectador para a proposta de levar conhecimento para as crianças através da Arte, não apenas entretê-las.
Desde a chegada da Internet em 1988 até o ano de 2023 não houve uma preocupação governamental em incluir na grade curricular escolar uma Educação Digital que fornecesse os recursos necessários para uma navegação consciente, o que houve foi apenas a inclusão digital. Este fato fez com que as pessoas tivessem um contato com as redes de forma completamente desprevenida, sem entender os riscos existentes nos sites e aplicativos.
Há inúmeros benefícios que a rede mundial de computadores pode trazer, principalmente na área de desenvolvimento científico, mas em contrapartida trouxe alguns sérios problemas sociais como o vício em apostas, é um caso que levou o Ministro da Saúde comparar tal problema com o vício em cigarro, e propor medidas semelhantes em suas divulgações e indicações.
Hoje é comum ver crianças de um ano ou menos, tendo acesso a internet através de Smartphones e aparelhos semelhantes, o que gera uma grande preocupação, pois o vício em telas pode gerar diversos tipos de problema, desde a desregulação do sono à má alimentação, Segundo Sean Parker, Primeiro presidente do Facebook, a rede social foi programada para explorar vulnerabilidades da psicologia humana através de um circuito de validação social, e o mesmo revela saber os impactos que isso criará nas gerações futuras.
Tendo em vista que a maioria das redes em tendência não são brasileiras e nem são tão colaborativas com o Governo Brasileiro, se faz necessário não apenas regulamenta-las, mas fazer campanhas de uso consciente das mesmas, pois a maioria do que se tem de propaganda para o grande público, parte delas. Com o Advento das Inteligências Artificiais esse caso se torna ainda mais digno de atenção, visto que as mesmas são alimentadas com as informações dos usuários que as redes sociais já tem acesso, o escritor Yuval Harari chegou a supor que em 2050 haverá uma nova classe de pessoas, a Classe Inútil, que "não é desempregado, mas também não trabalha", um argumento superficial, mas que leva ao entendimento de que são pessoas que se sustentam de atividades que não contribuem diretamente para o desenvolvimento social.
Uma possível solução para tais problemas seria o Governo Federal utilizar uma ferramenta que já possui que é o ENEC (Estratégia Nacional de Escolas Conectadas) e incentivar uma educação digital que vise uma qualidade de vida, onde as ferramentas e aplicativos sejam usadas, não para dar prejuízo, e sim em benefício do usuário, otimizando suas tarefas e auxiliando em atividades profissionais.
Há filmes que falam sobre diversas Sociedades Secretas, como O Código da Vince, que fala sobre o Vaticano, sobre o Priorado de Sião, Illuminatis. Há também A Lenda do Tesouro perdido que fala sobre a Maçonaria, a Ordem dos Cavaleiros Templários e afins, mas afinal, o que são essas sociedades, como elas funcionam e qual a finalidade dela dentro da sociedade?
Essas sociedades existiram inicialmente como uma forma de quilombo, pra algumas minoria sobreviverem, como os Hebreus no Egito, como os Judeus e afins, mas hoje em dia acabou se tornando uma forma de alguns grupos seletos da sociedade ter influência e poder para continuar fazendo parte de uma classe social mais elevada, é uma forma de manutenção de poder, com bons contatos, pode continuar influenciando as áreas de interesse que sejam benéficas pro seus empreendimentos.
Há toda uma mística e conspirações sobre esses assuntos, mas não tem nada demais, quando se olha mais atentamente, são apenas pessoas se organizando de forma sistemática pra fazer a manutenção da sociedade atrás das cortinas.
Quando na Europa se tornou tendência estudar sobre Ocultismo, virou moda também, estudar e escrever sobres os mistérios antigos, e desvendar os segredos da natureza se tornou uma das diversões preferidas da Alta Sociedade, não é a toa que cidades como Florença e como Veneza se tornaram berços de marcos históricos importantes como o Iluminismo e o Renascimento, e de lá surgiram pessoas ilustres como Marco Polo, Giordano Bruno, Leonardo da Vince, Miquelangelo, Paracelso, Rafael Sanzio, dentro da área da Filosofia Oculta também surgiu o Eliphas Levi, Agrippa, Papus e por aí vai. Alguns deles usaram esses conhecimentos para a Filosofia e para complementar e divulgar seus estudos, outros usaram os mesmos para aperfeiçoar suas formas de artes, alguns usaram para melhorar seus conhecimentos em Medicina e alguns outros, os grandes físicos, mudaram o mundo completamente ao falar sobre a Física e desmentir a Física Aristotélica, como Giordano Bruno e o Galileu, e alguns são tão importantes que até hoje são estudados como verdades absolutas como o próprio Isaac Newton.
Quando mentes brilhantes passam a entender a natureza e passam a criar em cima dela, todos começam a funcionar como uma só mente, ajudando e complementando parte da história no seu tempo e para além do tempo, dessa forma, eles ajudaram e ajudam a contar a história do mundo, é como escrever um grande livro, um compêndio onde o assunto principal é o próprio universo.
Prólogo Do fruto do amor de dois Primordiais - seres ontológicos, existentes desde a aurora dos tempos - nasceu um espírito encarna...