Redes Sociais

Twitter Facebook Feed

Publicidade


segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Ano novo e BMX

Aê galera. Feliz ano novo, e preparem-se que segundo os retardados o mundo vai acabar em 2012.
Agora vamos ao que interessa. Hoje vou  falar sobre BMX (Bicycle Moto X).








BMX é uma forma de ciclismo muito phoda ou de determinado tipo de bicicleta geralmente que fazem o uso de rodas de 20 polegadas de diâmetro.
Nos anos 60, as crianças os pivetes  imitavam seus ídolos do motocross com suas bicicletas, construíam pistas e faziam corridas informais, quem nunca correu de bicicleta com seu amigo? Assim nascia um novo esporte. Durante os anos 70 este novo esporte começou a crescer, surgiram equipes, campeonatos, revistas especializadas, marcas novas de peças e bicicletas BMX.
No final dos anos 70 alguns pilotos mais velhos como Tinker Juarez  começaram a aventurar-se em piscinas e skateparks, até ai território dos skaters. As manobras que começaram a criar fora das pistas de terra, começaram a dar nas vistas. Surgia o Estilo Livre, ou Freestyle . Um dos pioneiros, e considerado "pai" do Freestyle foi o Bob Haro, que inventou muitas das primeiras manobras e também criou a Haro Bikes e a primeira BMX de Freestyle - Haro Freestyler. Outros pioneiros foram R.L. Osbourn, Woody Itson, Mike Dominguez e Martin Aparijo.
Durante os anos 90 apareceu um novo herói, Matt Hoffman , que "salvou" o BMX Freestyle numa época em que a popularidade do BMX quase que desapareceu. Hoffman criou a Hoffman Bikes, organizou campeonatos e bateu vários recordes mundiais e foi durante muitos anos o campeão mundial na disciplina Vert.
Kevin Jones haha meu nome é unico foi a outra grande figura doa anos 90 mas no estilo Flatland. Jones apenas participou em alguns campeonatos como amador no final dos anos 80 mas era suficiente para meter medo aos "Pro's" cada vez que aparecia. Foi na sua pequena cidade de York, Pennsylvania (EUA) que ele inventou centenas de manobras novas e criou uma serie de filmes chamados "Dorkin' in York"  que revolucionaram o Flatland.
O documentário Joe Kid on a Stingray  é o primeiro filme a contar a história do BMX desde o lançamento da bicicleta Schwinn Stingray em 1963 até aos X Games passando pela época de ouro do BMX nos anos 80.
O BMX chegou com toda a sua força no Brasil em 1978, sendo chamado de bicicross.
O BMX, que para alguns é um esporte e para outros estilo de vida, é caracterizado pelas manobras que vão desde as simples às arriscadas, e sempre onde é praticado chama a atenção do público por ainda ser um esporte novo e pelo belo visual conferido pelas manobras e pela emoção sentida pelo público a cada manobra arriscada.
Atualmente o BMX já está entre os maiores esportes de ação do mundo, sendo inclusive um dos que mais crescem em número de participantes. Vários campeonatos são realizados anualmente, no mundo e também no Brasil , existindo inclusive, a "copa do mundo" de BMX, o Campeonato Mundial de BMX, realizado anualmente.

O BMX se divide em duas modalidades, o BMX Racing (corrida) e o BMX Freestyle (Manobras), mas quem vai querer saber de corrida, quando se pode observar manobras espetaculares.
Freestyle (estilo livre) também é dividido em modalidades, sendo diferenciadas pelo local e a forma de como são executadas as manobras.
Dirt Jumping
Vert
Street
Park
Flatland


Minha modalidade preferida é o Freestyle, a melhor...

Obrigado por ler
Sigam-me no Twitter @FKES
Meu blog pessoal - Kevein's Blog.

0 comentários:

Postar um comentário