Redes Sociais

Twitter Facebook Feed

Publicidade


segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Guy Fawkes - V de Vingança



(Breve resumo da matéria Wikipédia - Guy Fawkes)
Guy Fawkes ou Guido Fawkes (1570 - 1606)Foi um soldado católico inglês que participou da Revolução da Pólvora  (Gunpowder Plot) na qual se pretendia assassinar o rei protestante Jaime I da Inglaterra e todos os membros do parlamento durante uma sessão em 1605, objetivando o início de um levante católico. Guy Fawkes era o responsável por guardar os barris de pólvora que seriam utilizados para explodir o Parlamento do Reino Unido durante a sessão.

Porém a conspiração foi desarmada e após o seu interrogatório e tortura, São Guy Fawkes foi executado na forca por traição e tentativa de assassinato. Outros participantes da conspiração acabaram tendo o mesmo destino. Sua captura é celebrada até os dias atuais no dia 5 de novembro, na "Noite das Fogueiras" (Bonfire Night).
Guy Fawkes nasceu na cidade de Iorque, e se converteu ao Catolicismo aos dezesseis anos. Como soldado era especialista em explosivos. Por ser simpatizante dos espanhóis católicos, adotou também a versão espanhola de seu nome francês: Guido.


A Conspiração da Pólvora foi um levante liderado por Robert Catesby, que foi executado, assim como outros católicos insatisfeitos, pela repressão empreendida pelo rei protestante Jaime I.


O objetivo deles era explodir o parlamento inglês utilizando trinta e seis barris de pólvora estocados sob o prédio durante uma sessão na qual estaria presente o rei e todos os parlamentares. Guy Fawkes, como especialista em explosivos, seria responsável pela detonação da pólvora.
Porém os conspiradores notaram que o ato poderia levar à morte de diversos inocentes e defensores da causa católica, portanto enviaram avisos para que alguns deles mantivessem distância do parlamento no dia do ataque. Para infelicidade dos conspiradores, um dos avisos chegou aos ouvidos do rei, o qual ordenou uma revista no prédio do parlamento. Assim acabaram encontrando Guy Fawkes guardando a pólvora.

Ele foi preso e torturado, revelando o nome dos outros conspiradores. No final foi condenado a morrer na forca por traição e tentativa de assassinato. Os outros participantes revelados por Fawkes acabaram também sendo executados.




O povo não deve temer o seu estado, o estado deve temer o seu povo.

Adianto a todos, que ninguem aquí do blog  tem algo contra católicos ou protestantes, apenas colocamos o Guy Fawkes como símbolo do nosso blog pois ele é um Intelectual que lutou por sua liberdade, ele "morreu por algo que ele acreditava"
O que me incentivou a colocar o Fawkes como Símbolo do nosso blog foi o filme V de Vingança (V for Vendetta), Onde o protagonista é um Anti-Herói anarquista de codinome "V" que usa uma máscara de Fawkes e luta para livrar o povo de um regime fascista, onde o ditador Sutler  é o soberano que dita todas as leis.
V é um amante das artes, se apaixona meio platonicamente por uma jovem chamada Evey e faz dela uma seguidora e herdeira de tudo que possui, V defende a liberdade acima de tudo, poderia dar até a vida, para proteger a liberdade.
Durante todo o filme ele e outros personagens falam frases que são muito fortes, e de uma influencia bastante positiva.
Resumo do filme: Clique aqui ou Clique aqui.


V numa cena do filme
Frases marcantes do filme.

"Os artistas usam a mentira para revelar a verdade, enquanto os políticos usam a mentira para esconde-la."


"Suas bombas não matam nossa fome, mas alimentam nossa desgraça."


"Não se deve contar com a minoria silenciosa, pois o silêncio é algo frágil. Um ruído alto... e está tudo 
acabado. O povo está amedrontado e desorganizado demais. Alguns tiveram a oportunidade de protestar, mas foram como vozes gritando no deserto. O Barulho é Relativo ao Silêncio que o Precede. Quanto Mais Absoluta a Quietude, Mas Devastadoras as Palmas."


"Igualdade, justiça e liberdade são mais que palavras; são perspectivas!"


"Toda vez que o mundo mudou foi para a pior."


"Eu dedico esse concerto à senhora justiça que há muito tempo tirou férias desse país e em reconhecimento ao impostor que tomou o seu lugar."


"O ódio me ensinou a comer, a dormir, a respirar. Construiu meu mundo! E era tudo o que eu tinha correndo pelas veias."


"Não existe coincidência, apenas a ilusão de uma coincidência."


"Pelo poder da verdade, eu, ainda vivo, conquistei o universo."


"O que importa são as ações."


"Final feliz como só o cinema pode fazer."


"Você usa a máscara tanto tempo que esquece quem você é."


"O medo se tornou a arma principal desse governo."


"Um símbolo sozinho pode não representar nada, mas se todos se juntam, um símbolo pode significar muito, pode significar a mudança de um pais"


"Um homem pode morrer, lutar, falhar, até mesmo ser esquecido, mas sua idéia pode modificar o mundo mesmo tendo passado 400 anos."


"Existe um rosto por trás dessa máscara, mas não sou eu. Eu sou aquele rosto tanto quanto os músculos e ossos por baixo dele"


"A anarquia ostenta duas faces. A de Destruidores e a de Criadores. Os Destruidores derrubam impérios, e com os destroços, os Criadores erguem Mundos Melhores."


"É muito censurado mas acontece freqüentemente que com aspecto de devoção e piedade adoçamos o próprio demônio."


"Desdenhando a fortuna e abrandir sua espada fumegante em sua sanha sangrenta."


"Mas e quanto ao homem? Sei que seu nome era Guy Fawkes. Sei que, em 1605 ele tentou explodir o Parlamento. Mas quem era ele, realmente? Como ele era? Falam para nos lembrar-mos da ideia, não do homem. Pois um homem pode fracassar. Ele pode ser preso, morto e esquecido. Mas, 400 anos depois uma ideia ainda pode mudar o mundo. Testemunhei em primeira mão a força das ideias. Vi gente matar em nome delas e morrer defendendo-as. Mas você não pode beijar uma ideia. Não pode tocá-la ou abraçá-la. Ideias não sangram. Ideias não sentem dor. Elas não amam. E não é de uma ideia que eu sinto falta. É de um homem. Um homem que me fez lembrar do 5 de novembro. Um homem que jamais esquecerei."


Obrigado por Ler, o post está um pouco extenso mas obrigado pela paciência de todos.


Bônus: Download do papel de parede especial
Clique na imagem para fazer o Download


Face: Blog Intelecto Urbano F.Kevein 
Msn para contato: Fkesxd@hotmail.com

7 comentários:

Vamp disse...

Simplesmente perfeito.

Vamp disse...

Esse filme relata muita coisa importante, e o melhor, sem deixar quem está o assistindo entediado. Sobre as frases? Marcantes.

Anônimo disse...

saudações!
Meu nome é DELLONE

o vi no blog da Srta Nix
-->Seguindo!

quando puder, visite-me
--> silenceshadows.blogspot.com

Boas Festas e UM FELIZ ANO NOVO!

Até breve!

Victor V. disse...

Otimo post, parabéns cara !
Tenho uma vontade imensa em assistir o filme.
"Você usa a máscara tanto tempo que esquece quem você é." Frase marcante !

F.Kevein disse...

Dellone Obrigado por nos aconpanhar, estou seguindo seu blog também.
Obrigado Srta. Nix por sua parceria, é de muita importancia para nós termos uma parceria com blogs com visões diferentes da nossa.
Obrigado Leitores pelos comentários, e mais ainda pelos elogios, continuem nos acompanhando que continuaremos a postar coisas de muita importância e que merece ser dita.

Anônimo disse...

melhor filme ja criado nao me canso de assistir

quanto ao post parabens amigo muito bom

Anônimo disse...

Parabéns!!!
Excelente coletânea.
Vamos manter viva essa ideia. Pois uma ideia que visa a renovação para um mundo melhor nunca deve perecer.
Abraços.

Postar um comentário